CATEQUISTA: ANJO QUE DEUS COLOCOU NA TERRA!

25/08/2017

Semana Teológica

05/09/2017

26/08/2017
MENSAGEM AOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS DE NOSSA DIOCESE DE DOURADOS!

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO (Mt. 5, 13-14)

Olá caros irmãos e irmãs, venho através deste mês vocacional, agosto, cada um vocês pela grande importância de serem Cristãos Leigos e Leigas na vida missionária da Igreja de Cristo Jesus através desta Diocese, das Paróquias e das Comunidades, nas Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos à luz da 54ª Assembleia da Conferência Nacional do dos Bispos Brasil-CNBB 2016: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja e na Sociedade” e o Lema: “Sal da Terra e Luz do mundo” (Mt. 5,13-14), a qual permeou toda a Assembleia como tema central.

Na 55ª Assembleia da CNBB deste ano de 2017, esta reflexão sobre os cristãos leigos e leigas voltou e foi tratada como Vocação: verdadeiros sujeitos eclesiais e corresponsáveis pela nova evangelização, tanto na Igreja, bem como na sociedade. A caminhada da Igreja na América Latina e no Brasil, a celebração do cinquentenário da conclusão do Concílio Vaticano II, a Conferência de Aparecida (DAp.) e a eclesiologia missionária e renovadora do Papa Francisco, nos motivam a dar atenção especial à ação evangelizadora que vocês cristãos leigos e leigas desempenham na Igreja e na sociedade em nosso tempo, marcado por uma “mudança de época”.

Essa realidade eclesial, pastoral e social, dos tempos atuais torna-se também um forte apelo a uma avaliação profunda e abertura ao tema do laicato. Urge abrir espaços de participação, estimular a missão, refletir sobre avanço e retrocessos, para fazer crescer, na Igreja, a corresponsabilidade, a comunhão, a participação e o protagonismo dos leigos.

Não devemos esquecer que a realidade dos Cristãos leigos e leigas, vida e prática caracterizam-se pelo administrar e ordenar as coisas temporais através de seus trabalhos e profissões: vida secular. Participar da vida pública, da realidade social, da economia, da cultura, das ciências e das artes, é de caráter secular. Porém, vivem tudo isso buscando o Reino de Deus através dos santos evangelhos bem como no amor à família, à educação dos filhos: crianças e adolescentes e ao trabalho profissional (EN, 70; LG, 31).

Por isso, além do caráter secular, é importante enfatizar a identidade e a vocação, da espiritualidade e da missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja. Pois, o Papa Francisco se manifestou dizendo que “A imensa maioria do Povo de Deus é constituída por leigos e leigas. Cresceu o sentido de Comunidade, da consciência cristã, do espírito de fidelidade ao compromisso da Caridade, da catequese, da celebração da fé” (EG, 102).

Isso mostra que os fiéis leigos não estão aí para situações emergenciais e sim para compromissos contínuos na sua missão. Responsabilidade laical que nasce do Batismo e da Crisma” (EG, 102). Isso mostra um longo caminho a percorrer em se tratando da vocação dos cristãos leigos e leigas. Por isso, a proposta da “Igreja em Saída” com espírito Missionário diz Papa Francisco.

Assim, diante da beleza da vocação dos Cristãos leigos e Leigas, a CNBB promulgou o ano de 2018 de o ANO DO LAICATO, abrindo dia 26 de Novembro de 2017n na Festa de Cristo Rei do Universo.

Queridos Cristãos Leigos e Leigas continuem despertando sua vocação ao chamado de Deus na Igreja e na Sociedade: Jesus te chama pelo nome!

Deus o abençoe muito e muito obrigado pela sua doação vida e missão na vida da Igreja e no Mundo como Cristãos Leigos e Leigas.

Maria, Nossa Mãe te proteja e te guarde em todas as situações.

Dom Henrique Aparecido de Lima,CSsR